então,
Hoje nossa aula será no Shopping Iguatemi, piso 3 da garagem, pois está acontecendo uma feira de educação na cidade. Como vcs sabem haverá uma palestra dada por mim, com o tema "O contexto digital e os novos caminhos da comunicação". Será as 19 hs, valendo presença...!
até lá!
sexta-feira, 28 de setembro de 2007
sexta-feira, 21 de setembro de 2007
AULA 8 - Navegação crítica + Apresentação dos trabalhos
Dae,
Nossa aula vai ser bem prática hj. Iremos analisar algumas interfaces na primeira parte da aula, como complemento da última aula.
links de apoio:
http://web.archive.org/web/*/http://folha.com.br
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u321700.shtml
http://web.archive.org/web/19990508160347/www.uol.com.br/fsp/
http://web.archive.org/web/20010124103200/www.uol.com.br/folha/
http://web.archive.org/web/20030801080232/www.folha.uol.com.br/folha/
Na segunda parte teremos as apresentações de vcs. 5 a 10 minutos para cada equipe, com a participação dos demais alunos, dando sugestões, comentários, críticas, etc. A idéia é avaliar a evolução de vcs desde a primeira vez q definiram o tema, objetivos, estratégias, etc.
é isso, até a aula!
Nossa aula vai ser bem prática hj. Iremos analisar algumas interfaces na primeira parte da aula, como complemento da última aula.
links de apoio:
http://web.archive.org/web/*/http://folha.com.br
http://www1.folha.uol.com.br/folha/brasil/ult96u321700.shtml
http://web.archive.org/web/19990508160347/www.uol.com.br/fsp/
http://web.archive.org/web/20010124103200/www.uol.com.br/folha/
http://web.archive.org/web/20030801080232/www.folha.uol.com.br/folha/
Na segunda parte teremos as apresentações de vcs. 5 a 10 minutos para cada equipe, com a participação dos demais alunos, dando sugestões, comentários, críticas, etc. A idéia é avaliar a evolução de vcs desde a primeira vez q definiram o tema, objetivos, estratégias, etc.
é isso, até a aula!
sexta-feira, 14 de setembro de 2007
ATIVIDADE PRÁTICA : Briefing para desenvolvimento de layout
Povo,
Conforme apresentado em aula, iremos desenvolver paralelamente ao nosso projeto pequenos estudos de layout, para ajudá-los a "esquentar" os conhecimentos sobre interfaces.
Segue então um briefing resumido com a proposta para se fazer layouts de estudo.
Então na aula que vem faremos as apresentações, e iremos usar alguns períodos de nosso projeto para desenvolver esta atividade de construção de interfaces. Na próxima aula definirei o prazo para esta atividade.
______________________________________________________
PROJETO PARA SISTEMA MULTIMÍDIA
Os alunos deverão desenvolver interfaces relacionadas a um cliente/produto, com informações oferecidas a seguir:
CLIENTE: “PowerCom”
PRODUTO: Bebida Energética “Powerdrink”
PÚBLICO-ALVO:
fornecedores: donos de distribuidoras, 30-50 anos, classe A, B
consumidores: 18-35 anos, classes A e B, ambos os sexos
OBJETIVOS:
- divulgar a nova bebida para os públicos
- apresentar os diferentes sabores
- ressaltar a embalagem transparente e biodegradável
- associar a bebida com vida saudável
- desmistificar o uso do energético para esportistas ou “baladeiros”, associando-o com o dia-a-dia, família, disposição, bem-estar
FORMATO: e-card ou mini-cd encartado em folder
BRIEFING RESUMIDO:
O cliente é uma empresa nova no segmento, disposta a inovar em sua forma de se apresentar ao mercado. Seu produto “carro-chefe” é a bebida “PowerDrink”, um energético diferenciado dos demais por alguns aspectos como: embalagem transparente e biodegradável, com vários sabores (limão, laranja, kiwi).
Como o produto é novo, o cliente contratou uma agência de publicidade, e uma das estratégias é de apresentar um folder contendo uma mídia que contenha um sistema multimídia de apresentação da bebida.
O cliente se demonstrou aberto a inovações, como propor um jogo, ou elementos de interatividade estilo “drag-and-drop” para dar maior realismo ao sistema. Não abre mão de apresentar as embalagens na entrada, bem como de valorizar os sabores.
As cores sugeridas pelo cliente para uso no sistema são: preto, verde (limão, kiwi), vermelho (energia), laranja e também elementos de transparência, reforçando a embalagem.
Recursos de multimídia como galeria de imagens, games, tour virtual pela fábrica, ciclo de reciclagem da embalagem são bem-vindos, precisando porém concentrar em dois ou três, pois o orçamento não prevê um sistema muito complexo.
Para essa apresentação, o cliente pede um documento com:
- objetivos principais (2 ou 3)
- arquitetura da informação – mapa
- 1 ou 2 esboços de estudo - wireframe
- layout da página principal
- layout de uma seção (em destaque)
Conforme apresentado em aula, iremos desenvolver paralelamente ao nosso projeto pequenos estudos de layout, para ajudá-los a "esquentar" os conhecimentos sobre interfaces.
Segue então um briefing resumido com a proposta para se fazer layouts de estudo.
Então na aula que vem faremos as apresentações, e iremos usar alguns períodos de nosso projeto para desenvolver esta atividade de construção de interfaces. Na próxima aula definirei o prazo para esta atividade.
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PROJETO PARA SISTEMA MULTIMÍDIA
Os alunos deverão desenvolver interfaces relacionadas a um cliente/produto, com informações oferecidas a seguir:
CLIENTE: “PowerCom”
PRODUTO: Bebida Energética “Powerdrink”
PÚBLICO-ALVO:
fornecedores: donos de distribuidoras, 30-50 anos, classe A, B
consumidores: 18-35 anos, classes A e B, ambos os sexos
OBJETIVOS:
- divulgar a nova bebida para os públicos
- apresentar os diferentes sabores
- ressaltar a embalagem transparente e biodegradável
- associar a bebida com vida saudável
- desmistificar o uso do energético para esportistas ou “baladeiros”, associando-o com o dia-a-dia, família, disposição, bem-estar
FORMATO: e-card ou mini-cd encartado em folder
BRIEFING RESUMIDO:
O cliente é uma empresa nova no segmento, disposta a inovar em sua forma de se apresentar ao mercado. Seu produto “carro-chefe” é a bebida “PowerDrink”, um energético diferenciado dos demais por alguns aspectos como: embalagem transparente e biodegradável, com vários sabores (limão, laranja, kiwi).
Como o produto é novo, o cliente contratou uma agência de publicidade, e uma das estratégias é de apresentar um folder contendo uma mídia que contenha um sistema multimídia de apresentação da bebida.
O cliente se demonstrou aberto a inovações, como propor um jogo, ou elementos de interatividade estilo “drag-and-drop” para dar maior realismo ao sistema. Não abre mão de apresentar as embalagens na entrada, bem como de valorizar os sabores.
As cores sugeridas pelo cliente para uso no sistema são: preto, verde (limão, kiwi), vermelho (energia), laranja e também elementos de transparência, reforçando a embalagem.
Recursos de multimídia como galeria de imagens, games, tour virtual pela fábrica, ciclo de reciclagem da embalagem são bem-vindos, precisando porém concentrar em dois ou três, pois o orçamento não prevê um sistema muito complexo.
Para essa apresentação, o cliente pede um documento com:
- objetivos principais (2 ou 3)
- arquitetura da informação – mapa
- 1 ou 2 esboços de estudo - wireframe
- layout da página principal
- layout de uma seção (em destaque)
AULA 7 - Conceito de interface: Design, IHC, usabilidade, princípios de legibilidade
Salve povo,
Nesta aula o assunto é interface, e suas relações com outras áreas como IHC, usabilidade/legibilidade. Muito importante por tratar da parte visual e funcional de um sistema multimídia, e por ser responsável pela comunicação entre sistema e usuário.
Seguindo o cronograma q foi apresentado na última aula, vamos trabalhar as definições de conteúdo e mídias, partindo para sua produção. Parte da aula será dedicada a preparar uma pequena apresentação para a próxima aula, onde cada equipe defenderá seu tema, objetivos, natureza e ferramentas do sistema. A idéia é perceber a evolução de cada equipe desde a aula 3, onde tivemos uma primeira definição dos trabalhos.
té láá!
Nesta aula o assunto é interface, e suas relações com outras áreas como IHC, usabilidade/legibilidade. Muito importante por tratar da parte visual e funcional de um sistema multimídia, e por ser responsável pela comunicação entre sistema e usuário.
Seguindo o cronograma q foi apresentado na última aula, vamos trabalhar as definições de conteúdo e mídias, partindo para sua produção. Parte da aula será dedicada a preparar uma pequena apresentação para a próxima aula, onde cada equipe defenderá seu tema, objetivos, natureza e ferramentas do sistema. A idéia é perceber a evolução de cada equipe desde a aula 3, onde tivemos uma primeira definição dos trabalhos.
té láá!
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